A reitoria da Universidade Federal de Santa Maria abriu uma sindicância para apurar o que realmente aconteceu na noite de 6 de junho quando um adolescente de 17 anos foi esfaqueado no final de uma festa do curso de Zootecnia que ocorria no Centro de Eventos, no campus.
_ Isto é o mínimo que a UFSM pode fazer nesse sentido, e a providência foi tomada logo após tomarmos conhecimento do caso _ afirma Burmann.
Em relação à segurança na festa, o reitor afirma que a equipe de vigilância que atua no campus age apenas na segurança patrimonial e que a responsabilidade, neste caso, é dos organizadores dos eventos:
_ Para a realização dessas festas, há uma exigência junto aos organizadores para que eles contratem uma equipe de segurança. A medida não é apenas para eventuais brigas, mas principalmente em relação a um cenário propício a outros acidentes não previstos, como incêndios. Diante desse episódio, o que fica evidente é que precisamos ampliar as exigências para que as festas continuem se realizando no espaço da UFSM.
:: UFSM marca reunião para entender caso de agressão no Centro de Eventos ::
Uma reunião entre a Pró-Reitoria de Extensão, a Pró-Reitoria de Infraestrutura, Procuradoria Jurídica e Reitoria será realizada amanhã para definir quais serão os próximos passos administrativos._ A princípio, considerando que em Santa Maria temos espaços muito restritos para o acolhimento dos jovens para diversão, não é nossa intenção proibir esse tipo de evento. Primeiramente, vamos aumentar o rigor em relação às condições de segurança. Todos que se deslocam para cá vêm em busca de um espaço seguro _ afirma o reitor da UFSM.
A Polícia Civil já instaurou inquérito e o caso está sendo investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. De acordo com a delegada titular da DPCA, Carla Almeida, testemunhas começaram a ser ouvidas na manhã de hoje.
O caso
Por volta das 2h30min do último sábado, dia 7, um adolescente de 17 anos foi esfaqueado na saída de uma festa do curso de Zootecnia realizada no Centro de Eventos, dentro do Parque de Exposições da UFSM.
Ele foi ferido depois de um desentendimento com outro homem. Conforme ocorrência registrada na 4ª Delegacia de Polícia Civil, que atende a região de Camobi, o menor e um grupo de pessoas estavam sentados no capô de um carro, perto da festa. O agressor estava dormindo no interior do veículo e teria acordado e dado sinal informando o grupo que havia alguém ali dentro. Neste momento, contou uma testemunha na ocorrência, o adolescente teria chutado e dado um soco no carro. O agressor teria saído do carro com uma faca, mas o grupo havia dispersado. O adolescente teria voltado para falar com o agressor, que teria desferido os golpes.
Ele teve ferimentos no lado esquerdo do rosto e uma perfuração no tórax, que atingiu o pulmão direito. Depois de ser operado no Husm, teve alta no domingo.